O ProfSocio: sujeitos e temas pesquisados
Resumo
O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) está em três regiões brasileiras, em instituições federais e estaduais situadas em capitais e cidades do interior. A pesquisa apresenta o perfil dos alunos e um panorama das questões tratadas em seus trabalhos, atentando sobretudo para as contribuições que esses produtos estão oferecendo ao ensino de Sociologia na educação básica. Por meio da plataforma EduCapes os 116 alunos da primeira turma do ProfSocio responderam a um formulário sobre a avaliação do curso e sobre as implicações percebidas para a vida profissional e para a autoestima. Foram identificadas as linhas de pesquisa escolhidas para os trabalhos de conclusão do curso, constatando-se o predomínio das dissertações sobre as propostas de intervenção pedagógica e de material didático.
Downloads
Referências
BIROLI, F. Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.
BODART, C. N.; CIGALES, M. P. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na Pós Graduação. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 48, n. 2, p.256-281, jul./dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, de que trata a Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jul. 2007. Seção 1, p. 5.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria nº 209, de 21 de outubro de 2011. Regulamento do programa de mestrado profissional para qualificação de professores da rede pública da educação básica (PROEB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 out. 2011. Seção 1, p. 14.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jan. 2009. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. 2. ed. Brasília: Inep, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Censo da educação básica 2012: resumo técnico. Brasília: Inep, 2013.
BRASIL. Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria normativa no 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 dez. 2009. Seção 1, p. 20.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria normativa no 242, de 10 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 de fev. Seção 1, p. 12.
DAYRELL, J. A escola faz as juventudes- reflexões em torno da socialização juvenil. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007.
GONÇALVES, D. N. Ser professor em tempos de Escola Sem Partido. In: GONÇALVES, D. N.; LIMA FILHO, I. P. (Orgs.). Escola e universidade: encontros entre sociologia e educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020.
GONÇALVES, D. N.; LIMA FILHO, I. P. Rede nacional de ensino e formação de professores: o caso do ProfSocio. In: GONÇALVES, D. N. (Org.). Coletânea Centro de Humanidades: 50 anos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2019.
GONÇALVES, D. N.; LIMA FILHO, I. P.; FREITAS, R. Educação superior em tempos de pandemia: usos de tecnologias e condições de trabalho dos docentes. In: FROTA, F. H. S.; FROTA, M. H. P.; Silva, M. A. L. (Org.). O Impacto da covid -19 nas políticas públicas. v. 1. Fortaleza: EdMeta, 2020. p. 259-276.
HADDAD, F. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: Inep, 2008.
LIMA FILHO, I. P. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p.103-118, 2014.
MARINHO, C. H.; FREITAS, I. C. M. Experiências com o ensino remoto: relatos de professores da educação básica no Ceará. In: FROTA, F. H. S.; FROTA, M. H. P.; 90 SILVA, M. A. L. (orgs.). O impacto do COVID-19 nas políticas públicas. Fortaleza, CE: Edmeta, 2020.
MELO, H. P.; CONSIDERA, C. M.; SABBATO, A. Os afazeres domésticos contam. Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 3, p. 435-454, dez. 2007
MOCELIN, D. G.; RAIZER, L. Ensino da Sociologia no Rio Grande do Sul: histórico da disciplina, formação do professor e finalidade pedagógica. Revista Brasileira de Sociologia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 101- 127, jan./jun. 2014.
NUNES, B. T. O mestrado profissional em ensino na formação continuada: da motivação docente à escola. 2017. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
PROFSOCIO. APCN: ProfSocio/ 2018. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2017.
RAIZER, L.; CAREGNATO, C. E.; MOCELIN, D. G.; PEREIRA, T. O ensino da disciplina de Sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 190, p. 15-26, mar. 2017.
SILVA, G. G. G. B. O ensino de ciências sociais na educação básica de Uberlândia- MG (2018 - 2020): trajetórias históricas, práticas didáticas e condições de trabalho docente. 2021. 323 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
SILVA, I. L. F.; LIMA, A. M. S. A formação continuada de professores/as de Sociologia da Educação Básica e os desafios para a Pós Graduação Stricto Sensu. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p.35-49 jan./jun. 2017.
ZARIAS, A. et al. Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio): ampliando a formação continuada de professores do ensino médio. In: SILVA, I. F.; GONçALVES, D. N. (Org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017. p. 291-306
Copyright (c) 2021 Em Aberto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.