-
Editoria Executiva
- Joana Darc Ribeiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-8165-8477
- Patrícia Andréa Araújo Queiroz, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil
- Rosa dos Anjos Oliveira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil
-
Competências da Editoria Executiva
- Coordenar e participar da definição e revisão do foco, do escopo e da política editorial do periódico.
- Coordenar a gestão científica do periódico.
- Coordenar processos para captação de propostas de número temático para publicação.
- Avaliar a submissão de propostas.
- Avaliar a submissão de textos.
- Coordenar a avaliação por avaliadores ad hoc.
- Coordenar a avaliação pelo Comitê Editorial.
- Monitorar o processo de correções e ajustes dos textos.
- Preparar a última versão do texto para produção editorial.
- Ler os textos após a produção editorial.
- Fazer a revisão gráfica dos textos.
- Publicar o periódico no Open Journal Systems (OJS).
- Elaborar, revisar e aprovar textos para divulgação do periódico no OJS, no site do Inep e nas redes sociais.
-
Comitê Editorial
- Antonia Costa Andrade – Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá, Amapá, Brasil
- Catarina Carneiro Gonçalves – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil
- Gabriela Schneider – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-6346-2849
- Guilherme Veiga Rios – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-7944-8243
- Maria Amália de Almeida Cunha – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-0233-3883
- Shirleide Pereira da Silva Cruz – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-4639-8400
-
Competências do Comitê Editorial
- Participar da definição da política editorial do Em Aberto.
- Participar da avaliação da qualidade do periódico e acompanhar sua periodicidade e regularidade.
- Avaliar as propostas de número temático apresentadas, com base nos critérios descritos nas diretrizes para submissão de propostas de número temático, e emitir parecer recomendando: aceitar, reformular ou rejeitar.
- Avaliar o conjunto dos textos e elaborar parecer final com base nos pareceres dos avaliadores ad hoc.
- Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos relacionados com a produção do número temático, podendo requerer à Editoria Executiva informações sobre o processo, visando ao aperfeiçoamento do número temático.
- Comunicar à Editoria Executiva sempre que identificar algum tipo de conflito de interesse ou má conduta ética.
- Comunicar à Editoria Executiva os casos em que suspeitar de impedimentos éticos, de viés ou de impedimentos de outra ordem para avaliar artigos.
- Propor melhorias para o aprimoramento dos procedimentos adotados pelo periódico.
- Colaborar com os processos de disseminação e captação de trabalhos visando o fortalecimento do periódico como meio de divulgação científica.
- Participar das reuniões ordinárias da Editoria Executiva.
- Sugerir nomes ao Inep para compor o Conselho Editorial e o Comitê Editorial do periódico.
-
Conselho Editorial
-
Nacional:
- Ana Maria Saul – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil
- Bernardete Angelina Gatti – Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil
- Carlos Roberto Jamil Cury – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
- Cipriano Luckesi – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil
- Clarissa Baeta Neves – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
- Delcele Mascarenhas Queiroz – Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Salvador, Bahia, Brasil
- Guacira Lopes Louro – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
- Edgar de Brito Lyra Netto – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), Rio de Janeiro, Brasil
- Jacira Helena do Valle Pereira Assis – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
- Jader de Medeiros Britto – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
- Janete Lins de Azevedo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, Pernambuco, Brasil
- Leda Scheibe – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
- Luiz Carlos de Freitas – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, São Paulo, Brasil
- Maria Clara Di Pierro – Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, São Paulo, Brasil
- Marta Kohl de Oliveira – Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, São Paulo, Brasil
- Miguel Arroyo – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
- Nilda Alves – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
- Petronilha Beatriz Gonçalves Silva – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, São Paulo, Brasil
- Rosa Helena Dias da Silva – Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Manaus, Amazonas, Brasil
- Rosângela Tenório Carvalho – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, Pernambuco, Brasil
-
Internacional:
- Almerindo Janela Afonso – Universidade do Minho – Minho, Braga, Portugal
- Carlos Alberto Torres – University of California – Los Angeles (UCLA), EUA
- Carlos Pérez Rasetti – Universidad Nacional de la Patagonia Austral, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina
- Domingos Fernandes – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
- Guiselle M. Garbanzo Vargas – Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica
- Izabel Galvão – Universidade de Paris 13, Paris, França
- Margarita Poggi – Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación – IIPE/Unesco, Buenos Aires
-
Competências do Conselho Editorial
- Emitir parecer avaliativo sobre matéria técnica e científica relacionada ao mérito científico de artigos, resenhas e demais textos em processo de avaliação para possível publicação, sempre que acionado pelas Editorias.
- Emitir parecer avaliativo sobre matéria técnica e científica relacionada ao mérito científico de artigos, resenhas e demais textos em processo de avaliação para possível publicação, sempre que acionado pelas Editorias.
- Identificar e comunicar às Editorias eventuais questões éticas ou contestação de informações veiculadas nas revistas, que porventura cheguem a seu conhecimento.
- Sugerir estratégias para melhoria do impacto acadêmico e social e da indexação das revistas em bibliotecas de periódicos.
- Propor melhorias nos instrumentos de avaliação.
- Propor melhorias à política editorial das revistas.
- Solicitar informações às Editorias com finalidade propositiva ou de acompanhamento dos processos editoriais.
- Auxiliar na captação de artigos científicos, considerando aspectos de escopo, regionalidade, idioma ou outros demandados pelas Editorias.
- Propor seções temáticas e dossiês (no caso da revista Em Aberto) a serem publicados.
- Contribuir com as questões que lhe forem submetidas pelas Editorias ou por qualquer um dos membros deste conselho.
- Apresentar anualmente relatório das atividades realizadas que contemple propostas de melhorias aos processos e fluxos das revistas.
-
Chefia de Divisão de Periódicos
- Roshni Mariana de Mateus, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil, https://orcid.org/0009-0001-0397-7461