Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática, com periodicidade quadrimestral, cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista.
Seu público-alvo é composto pela comunidade acadêmica, por professores, educadores e estudantes.
Qualis/Capes em Educação A2.
A estrutura da revista compreende as seguintes seções, que devem conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura.
Enfoque – Aborda as principais dimensões do tema, sendo o texto condutor da publicação.
Pontos de Vista – Privilegia as diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema.
Espaço Aberto – Traz comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.
Resenhas – Expõe análise crítica de obras que discutem aspectos relevantes do tema.
Bibliografia Comentada – Apresenta um levantamento bibliográfico acerca do tema.
Cada número temático é de responsabilidade de um Organizador e o recebimento dos textos far-se-á após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Informações detalhadas encontram-se nas “Diretrizes”.
A proposta para organização de número temático deve ser encaminhada para dired.emaberto@inep.gov.br.
IMPORTANTE
A exatidão de informações, conceitos e opiniões emitidos é de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da editoria da revista.
A revista Em Aberto não cobra nenhuma taxa por textos publicados, tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.