Heterogeneidade, ciclos e a prática pedagógica

  • Maria de Lourdes Tura Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Marcondes

Resumo

Neste texto pretende-se analisar, no contexto de produção das novas reformas educacionais, a questão das turmas homogêneas/ heterogêneas que tem sido um problema discutido em vários estudos sobre o sistema de ciclos adotado em muitos municípios brasileiros. No curso dessa discussão, traremos para a análise concepções de professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental – que trabalhavam em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, onde foi instituído um Primeiro Ciclo de Formação, a partir de 2000. A pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário respondido por 127 professoras. A análise dos dados revelou as dificuldades das professoras em romperem com os padrões tradicionais a respeito da organização escolar e também as insuficiências ou incompletudes do projeto implementado. Esses problemas precisam ser superados para que aqueles sinais, que observamos como indicadores da resignificação das concepções docentes a respeito da organização das turmas, possam se concretizar em novas posturas para o trabalho pedagógico. Palavras-chave: política de ciclos; reforma educacional; cultura escolar. This text analyzes, in the context of the new educational reforms being produced, homogeneous and heterogeneous class divisions, a problem discussed in many studies in the system of cycles used in various Brazilian municipalities. During this discussion, we will analyze conceptions of a teacher of the initial grades of Elementary School – those who work in schools where a First Cycle of Education has been introduced in 2000. The research used as an instrument to collect data a questionnaire that was responded by 127 teachers. Data revealed the difficulties of teachers when breaking away from traditional standards of school organization and also the insufficiencies or incompleteness of the implemented project. These problems need to be overcome so that those signs, which we saw as indicators of the resignification of teaching conceptions about the organization of class divisions, may materialize in new attitudes to pedagogic work. Keywords: cycle policy; educational reform; school culture.

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Publicado
30-10-2008
Como Citar
TURA, M. DE L.; MARCONDES, M. Heterogeneidade, ciclos e a prática pedagógica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, n. 222, 30 out. 2008.
Seção
Estudos