Este número da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) marca a entrada da nova Editoria Científica em substituição ao Comitê Editorial que atuou até o número 221 e cujo mandato expirou após excelente trabalho realizado.
A idéia de se ter uma Editoria Científica no lugar de um ComitêEditorial alia-se à intenção de fazer a RBEP avançar ainda mais emsuas características acadêmicas e diversidade de idéias, com indepen-dência, procurando-se ampliar o caminho que já vinha sendo trilhadona direção de propiciar a publicação de estudos e reflexões de ponta.Assim, caberá à Editoria Científica, conforme Portaria Inep/MEC nº61, de 25/4/2008, “definir a política editorial da Revista e a sistemáticade colaboração e de avaliação dos artigos para publicação, devendoavaliar e aprovar o conteúdo de cada número”. Para garantir estetrabalho, o artigo 3º da citada Portaria fixa que essa Editoria “seráconstituída por professores, pesquisadores e especialistas dereconhecida competência nas diversas áreas de ensino e da pesquisaeducacional”.
[...]