O planejamento da educação na contemporaneidade: a visão de gestores de escolas públicas de Recife e Olinda

Palavras-chave: escola pública, gestores escolares, planejamento, Plano Municipal de Educação.

Resumo

Esta pesquisa se voltou para o estudo do planejamento da educação, tendo por foco o Plano Municipal de Educação das cidades de Recife e de Olinda. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem com caráter exploratório. Os sujeitos entrevistados foram três gestores escolares, quatro vice-gestores e quatro coordenadores pedagógicos de quatro escolas, sendo duas de Recife e duas de Olinda, os quais contribuíram para a concepção de planejamento educacional vivenciado em escolas públicas. Como principais resultados, foi possível perceber que os Planos de Recife e de Olinda sinalizaram uma concepção de planejamento educacional global, sistematizando diferentes dimensões para a concretização de uma educação pública de boa qualidade. Ficou perceptível que os gestores escolares das instituições pesquisadas não têm a mesma visão sobre o planejamento da educação apresentada nos Planos.

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Biografia do Autor

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil. 

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil.

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil. 

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

 

Publicado
18-06-2019
Como Citar
VIEIRA DA SILVA, A.; DA SILVA, G. O planejamento da educação na contemporaneidade: a visão de gestores de escolas públicas de Recife e Olinda. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos