A Cades e os exames de suficiência: um olhar para o Norte de Minas Gerais (1950-1960)

Palavras-chave: Cades, ensino secundário, história da educação.

Resumo

Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a implantação e o funcionamento da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (Cades) na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. O objetivo consiste em compreender as proposições para o ensino secundário e as ações formativas desenvolvidas pela Cades para equacionar problemas educacionais na região Norte mineira. De natureza historiográfica, o estudo constitui-se de pesquisa bibliográfica e documental. O jornal Gazeta do Norte é a principal fonte documental para acesso ao passado e para a reconstituição da memória, sendo complementado pela legislação educacional e por publicações da revista Escola Secundária. Constatou-se que, em sua missão formativa, o jornal visou à consciência reflexiva de seus leitores e conferiu visibilidade a ações de formação de professores secundaristas desenvolvidas pela Cades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso , Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Caros, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Cláudia Aparecida Ferreira Machado, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
MAGELA VELOSO , G.; NOGUEIRA DE CASTRO ALMEIDA, S. P.; FERREIRA MACHADO, C. A. A Cades e os exames de suficiência: um olhar para o Norte de Minas Gerais (1950-1960). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Estudos