Práticas pedagógicas jesuíticas na América portuguesa: evangelização e ensino para crianças indígenas no século 16
Resumo
Diferentes estratégias pedagógicas foram criadas pelos jesuítas para evangelizar as crianças indígenas da América portuguesa em seus primeiros anos de atuação. O trabalho inicial dos padres objetivou criar mecanismos que atraíssem as crianças para os rudimentos da fé cristã e, por meio delas, converter os adultos. A partir da análise das cartas inacianas, foi possível atestar que a pedagogia jesuítica, revelada nas suas mais distintas formas, foi adaptada para interferir no modo de vida indígena. O contato com a cultura dos nativos fez com que os padres compreendessem a necessidade de adequar as ações da catequese aos recursos presentes no cotidiano dos nativos, a fim de atender aos interesses da Igreja e, por conseguinte, aos interesses da Metrópole portuguesa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
19-05-2016
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
Seguem os termos da cessão de direitos autorais:
- Declaro que cedo permanentemente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os direitos relativos a:
-
- edição, publicação, reprodução e distribuição da obra;
- veiculação em mídia digital ou eletrônica;
- tradução da obra para qualquer idioma;
- atualização, reimpressão, adaptação e compactação da obra;
- inclusão no ambiente de publicações da página do Inep;
- divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra;
- autorização a terceiros para a prática de quaisquer dos atos relacionados nas alíneas antecedentes.
- Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação da obra não viola direitos de terceiros.
- Declaro que a elaboração da mencionada obra tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
- Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.