Relações de desigualdade entre personagens negros e brancos em livros didáticos
Resumo
O tema “racismo nos livros didáticos” entrou na pauta das políticas públicas 171 educacionais do Brasil contemporâneo em virtude das intensas reivindicações do movimento negro e da mobilização de pesquisadores interessados em estudar o racismo brasileiro. Em resposta às críticas formuladas, adotou-se uma série de ações governamentais visando à eliminação de discursos racistas nos textos didáticos. Uma delas corresponde ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), iniciado em 1985, que procurou apreender o impacto desses movimentos e promover alterações nos livros e nos materiais distribuídos às redes de ensino básico do País. Mas em que medida o racismo foi superado ou modificado?Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
19-05-2016
Seção
Resenhas
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.