Relações do docente-bacharel do ensino superior com o saber didático-pedagógico: dissonâncias e rupturas entre saberes e práticas
Resumo
Frente ao contínuo esgotamento da racionalidade pedagógica que impõe limites estruturais à prática docente, tais como a desnecessidade da reflexividade, da crítica e da dialogia como fundamentos do ato pedagógico, o artigo focará as dificuldades que rebatem nas práticas vivenciadas pelo professor-bacharel do ensino superior, gerando dissonâncias as quais podem impedir a mobilização de saberes em sua prática profissional. Realçará a necessidade da análise coletiva e didática das práticas com vistas a ampliar o sentido e a necessidade dos conhecimentos didáticos, por meio da triangulação entre: a prática realizada; a análise da prática e a teoria da prática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-12-2016
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
Seguem os termos da cessão de direitos autorais:
- Declaro que cedo permanentemente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os direitos relativos a:
-
- edição, publicação, reprodução e distribuição da obra;
- veiculação em mídia digital ou eletrônica;
- tradução da obra para qualquer idioma;
- atualização, reimpressão, adaptação e compactação da obra;
- inclusão no ambiente de publicações da página do Inep;
- divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra;
- autorização a terceiros para a prática de quaisquer dos atos relacionados nas alíneas antecedentes.
- Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação da obra não viola direitos de terceiros.
- Declaro que a elaboração da mencionada obra tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
- Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.