Incentivos a la demanda y racionalidades de elección escolar: reflexiones en entornos de pobreza
Resumo
Durante as últimas décadas, testemunhamos um protagonismo recente das políticas educacionais com foco na demanda para melhorar o acesso e as condições de escolaridade dos pobres. Entre elas, as políticas de voucher ou cheque escolar desempenharam um papel destacado. Os atores que defendem e fomentam essas políticas, como o Banco Mundial (BM), os governos nacionais ou as empresas privadas compartilham um entendimento comum sobre as maneiras pelas quais os pobres respondem a políticas baseadas em incentivos de mercado. Este artigo desenvolve uma crítica da suposta racionalidade instrumental das políticas e programas que incidem sobre os incentivos de mercado para influenciar as necessidades educativas dos pobres. Na primeira parte, descreve as principais características das políticas educacionais voltadas para a demanda e proporciona uma interpretação da racionalidade instrumental incorporada na teoria da mudança dessas políticas. Na segunda parte, são apresentados e discutidos quadros alternativos para interpretar as respostas dos pobres aos incentivos de mercado. A última seção reflete sobre as implicações políticas significativas dessa discussão para reformas globais da educação.
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