O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança

  • Silvia Helena Cruz Faculdade de Educação - UFC
  • Rosimeire Cruz Faculdade de Educação - Universidade Federal do Ceará

Resumo

O papel desempenhado pelo ambiente na pedagogia da infância será tratado na perspectiva de Loris Malaguzzi, considerando as dimensões éticas e estéticas da sua obra sobre a educação infantil em Reggio Emilia, na Itália. Destaca-se a ideia do ambiente como terceiro educador, enfatizando o papel das relações estabelecidas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, assim como a participação de brinquedos, livros, quadros e demais objetos culturais nessas relações. Os elementos da constituição da identidade pela criança, propostos por Henri Wallon, reforçam a importância das interações e do meio nesse processo, o que possibilita um diálogo entre as contribuições teóricas wallonianas e as ideias defendidas pelo educador italiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
29-12-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?