Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil
Resumo
Retoma as construções teórico-práticas tradicionalmente apresentadas pela pedagogia para orientar a educação da pequena infância (crianças até seis anos de idade). A especificidade dessa etapa educacional é apresentada segundo os estudos sobre a constituição de uma pedagogia da infância no Brasil, indicando os limites e as possibilidades de articulação entre teoria e prática que respondam às demandas da docência. Uma análise crítica das bases educacionais e pedagógicas da educação infantil, encaminha perspectivas de uma pedagogia comprometida com a infância, que exige conhecer as crianças e as bases culturais que as constituem, para orientar a ação docente em torno de suas experiências educativas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-12-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.