Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil

  • Márcia Buss-Simão Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL - PPGE-UNISUL
  • Eloisa Rocha Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – PPGE-UNOESC. Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE-UFSC

Resumo

Retoma as construções teórico-práticas tradicionalmente apresentadas pela pedagogia para orientar a educação da pequena infância (crianças até seis anos de idade). A especificidade dessa etapa educacional é apresentada segundo os estudos sobre a constituição de uma pedagogia da infância no Brasil, indicando os limites e as possibilidades de articulação entre teoria e prática que respondam às demandas da docência. Uma análise crítica das bases educacionais e pedagógicas da educação infantil, encaminha perspectivas de uma pedagogia comprometida com a infância, que exige conhecer as crianças e as bases culturais que as constituem, para orientar a ação docente em torno de suas experiências educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
29-12-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?