Os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência
Resumo
A ação social dos bebês imprime marcas ao cotidiano da educação infantil que questionam as lógicas de organização centradas na normatização das ações e relações. Tais marcas perpassam, sobretudo, o reconhecimento da presença corporificada dos bebês, que manifestam-se e relacionam-se lançando mão de formas comunicacionais que exigem do professor um constante exercício de escuta e interpretação, reposicionando a própria compreensão do que significa a docência com os bebês e crianças bem pequenas. Com essa compreensão, a organização do cotidiano da educação infantil é analisada com base na ação social dos bebês e no pressuposto que o corpo é um dos componentes dessa ação e uma experiência que se constitui na (inter)ação. O texto toma por base duas etnografias visuais desenvolvidas em creches com grupos de bebês, uma em Florianópolis, Brasil, e outra em Braga, Portugal.Downloads
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Publicado
29-12-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
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