O lúdico e o corpo nos processos de construção de conhecimentos na escola
Resumo
Análise crítica sobre o processo de construção do conhecimento dos sujeitos e as possíveis relações com o lúdico e o corpo na educação contemporânea. O método utilizado fundamenta-se no campo da teoria crítica no sentido de evidenciar o que é estranho no modo comum do brincar das crianças e sua centralidade no discurso pedagógico em contraste às limitações impostas ao lúdico pela escola. Portanto, a teoria crítica é o elemento analítico fundamental, capaz de revelar a realidade esmaecida pelo aparente e de nos auxiliar a pensar o lugar do lúdico e do movimento na escola. Aponta-se o uso das tecnologias como um componente que vem alterando os modos de brincar na sociedade e na educação, bem como a percepção de corpo. Conclui-se que, no campo da cultura, mais propriamente, nos processos formativos dos sujeitos, as novas configurações do ato de brincar alteram sua singularidade e, no âmbito social, esses se reduzem a sujeitos alheios à própria cultura e destituídos de pensamento autônomo no sentido de sua capacidade de elaborar a crítica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
17-09-2018
Seção
Enfoque - Qual é a questão?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.