Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos

  • Admir Almeida Junior UFPR

Resumo

A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceito de mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) de professores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial".

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-09-2018
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?