Fenomenologia do corpo poético e educação dos sentidos
Resumo
Helciclever Barros da Silva Vitoriano analisa o livro Corpo e poesia: para uma educação do sensível, de Gilmar Leite Ferreira que, na sua pesquisa sobre o processo da criação poética, utilizou o método fenomenológico do mundo vivido proposto por Merleau-Ponty para buscar outras compreensões sobre poesia, corpo e educação. Ferreira realizou Oficinas de Poesias, em sete escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de compartilhar seus saberes com professores e alunos durante as vivências de experiências sensíveis, constatando que a poesia deve ser entendida como forma iluminada e crítica de ampliação do conhecimento das realidades intra e extrassensoriais. A obra é um exemplo de que os sentidos poéticos são abertos e que também as formas de ensinar e de aprender são plurais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
17-09-2018
Seção
Resenhas
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.