Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias
Resumo
Além de serem produzidas, transmitidas e lidas por nós, as imagens fotográficas frequentemente representam seres humanos. O objetivo deste trabalho foi analisar características (faixa etária, raça e sexo) das pessoas apresentadas por meio delas em livros didáticos de física para os ensinos médio e superior. Foram examinadas 70 fotografias, na maioria das quais houve presença de seres humanos, sendo mais frequente a representação de homens adultos brancos. Não foram encontrados adolescentes nem indígenas nas fotografias analisadas. Em relação às raças brasileiras, as fotografias não apresentaram diversificação de características locais e regionais. O resultado de nossa análise indicou carência da presença de mulheres nas representações imagéticas do ensino de física. Acreditamos que estudos destinados à análise de imagens lidas e construídas no cotidiano escolar podem ajudar a refletir sobre as ideias que estudantes e professores apresentam sobre a produção de conhecimento científico e as suas relações com a sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
28-12-2018
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.