Formação de professores(as) para o ensino religioso reflexivo: perspectivas a partir da BNCC e das DCNs para licenciaturas em Ciências da Religião

  • Elisa Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Palavras-chave: ensino religioso reflexivo, formação docente, política da educação

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para licenciatura em Ciências da Religião (DCNs de CRE), documentos publicados em 2018, representam marcos regulatórios para a oferta de ensino religioso em perspectiva laica, não proselitista e promotora do respeito às diversidades étnico-culturais, religiosas e de gênero. A fim de contemplar a discussão sobre a formação para o ensino sobre religiões nas escolas, em especial as públicas, este artigo objetiva situar historicamente o ensino religioso com base numa tipologia das modalidades pelas quais esse componente tem sido ofertado no Brasil, analisar a formação docente baseada nas DCNs e indicar como o quadro teórico-metodológico providenciado pelas Ciências da Religião subsidia a proposta da nova BNCC.

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Biografia do Autor

Elisa Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora da Graduação em Ciência da Religião. É vice-líder do Grupo de Estudos Religião, Educação e Gênero (Reduge/UFJF).

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Publicado
21-09-2022
Seção
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