Internacionalização da educação superior na perspectiva da cooperação solidária e horizontal na região de fronteira Brasil e Uruguai
Resumo
O texto analisa aspectos da internacionalização da educação superior na perspectiva Sul-Sul, a partir da cooperação acadêmica entre duas instituições de ensino superior situadas em região de fronteira entre Brasil e Uruguai. São priorizadas discussões acerca da internacionalização pelo viés da cooperação Sul-Sul a depender das políticas públicas locais e internacionais, assim como da ótica e cultura organizativa para a internacionalização. Há a compreensão de que tal perspectiva pode se inclinar ao caráter de cooperação solidária e horizontal ou de mercantilização da educação superior. O referencial teórico contempla revisão de literatura sobre a internacionalização e aspectos de cooperação Sul-Sul. Pontua-se que a lógica da educação superior, pautada na cooperação internacional regional solidária e horizontal, pode potencializar boas práticas universitárias, utilizando a internacionalização at home e o currículo. Conclui-se que a implementação de ações de internacionalização requer o esforço conjunto entre países na direção da valorização das epistemologias do Sul e, em especial, a (re)articulação de políticas públicas nacionais, regionais e internacionais com envergadura para contornar aspectos históricos, culturais e organizacionais das instituições de ensino superior na região de fronteira.
Downloads
Referências
BEELEN, J. (Ed.). Implementing internationalisation at home. Amsterdam: European Association for International Education, 2007. (Professional Development Series for International Educators, 2).
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). PrInt: um grande passo para a internacionalização da pós-graduação. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/print-umgrande-passo-para-a-internacionalizacao-da-pos-graduacao. Acesso em: 14 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Acreditação de cursos no Sistema Arcu-Sul. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13454-acreditacao-de-cursos-no-sistema-arcu-sul. Acesso em: 14 fev. 2023.
CONFERENCIA REGIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (CRES). 3., 2018, Córdoba. Resúmenes ejecutivos. Córdoba: Instituto Internacional de la Unesco para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (Iesalc), 2018. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/2019/07/17/coleccion-cres-2018-conferencia-regional-de-educacion-superior-de-americalatina-y-el-caribe-cordoba-2018-resumenes-ejecutivos/. Acesso em: 16 maio 2023.
DIAS, M. A. R. Cooperação interuniversitária em tempo de globalização uniformizante. In: MOROSINI, M. (Org.). Fórum latino-americano de educação superior. São Carlos: Píxel, 2015. p. 33-66.
DIDRIKSSON, A. Contexto global y regional de la educación superior en América Latina y el Caribe. In: GAZZOLA, A. L.; DIDRIKSSON, A. (Ed.). Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe. Caracas: Iesalc-Unesco, 2008. p. 21-54.
HUDZIK, J. K.; MCCARTHY, J. S. Leading comprehensive internationalization: strategy and tactics for action. [Washington, DC]: Nafsa, 2012.
KNIGHT, J. Higher education in turmoil: the changing world of internationalization. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.
LEASK, B. Internationalizing the curriculum. New York: Routledge, 2015.
LÓPEZ CABANA, S. Cronología e historia de la cooperación sur-sur: un aporte desde Iberoamérica. Montevideo, 2014. Disponible en: https://www.segib.org/wpcontent/uploads/Doc_Crono_SurSur_2014.pdf. Acceso en: 29 mar. 2023.
MENDES, F. Z. Cooperação e integração regional na perspectiva Sul-Sul: contribuições à internacionalização da educação superior. 2019. 238 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 9-29
MOROSINI, M. C. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 93-112, abr. 2011.
MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas. v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1941. Acesso em: 20 ago. 2021.
MOROSINI, M. C.; DALLA CORTE, M. G. Internacionalização da educação superior. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (Ebes). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. v. 1. p. 35-170.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação – 1998. Paris, 1998. Disponível em: https://1library.org/document/ydvegpey-declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-seculo-visao-acao.html. Acesso em: 14 fev. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Conferência mundial sobre ensino superior 2009: as novas dinâmicas do ensino superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4512-conferenciaparis&Itemid=30192. Acesso em: 29 mar. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília, DF: Unesco, 2015.
ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA (UNESCO). Competencias interculturales: marco conceptual y operativo. [Bogotá]: Universidad Nacional de Colombia, 2017.
ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA (UNESCO). Convenio regional de reconocimiento de estudios, títulos y diplomas de educación superior en América Latina y el Caribe. 2019. Disponible en: http://portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID=49523&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acceso en: 18 mayo 2021.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 117-142. (Coleção Biblioteca de Ciências Sociais).
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 84-130.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
TÜNNERMANN BERNHEIM, C. Noventa años de la Reforma Universitaria de Córdoba: 1918-2008. Buenos Aires: Clacso, 2008.
Udelar ver Universidad de la República.
Unesco ver Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura.
Unipampa ver Universidade Federal do Pampa.
UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA (UDELAR). Memoria: 2017. Montevideo: Udelar, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa). Cooperação internacional. [Bagé], 2014. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/conveniosinternacionais. Acesso em: 14 fev. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa). Convênio de estágio internacional nº 69/2015. Convênio que entre si celebram a Fundação Universidade Federal do Pampa e Udelar, visando o desenvolvimento de estágios obrigatórios e não obrigatórios conforme a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Bagé, 2015. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/files/2019/07/udelar_convenio-de-estagio-internacional-site.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa). Resolução nº 246, de 27 de junho de 2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2019 – 2023). [Bagé], 2019. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2019/07/res--246_2019-pdi-2019-2023.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa). Acordo de cooperação internacional nº 1/2020. Acordo que entre si celebram a Universidade Federal do Pampa – Unipampa e a Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República - Udelar no âmbito da pós-graduação em Relações Internacionais, objetivando o mútuo assessoramento na realização de pesquisa, ensino e extensão. Bagé, 2020. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/files/2021/01/convenio_firmado_en_portugues.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa). Instrução Normativa nº 23, 31 de agosto de 2021. Estabelece os fluxos internos para o trânsito de servidores nas cidades-gêmeas do Rio Grande do Sul, no âmbito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Bagé, 2021. Disponível em: https://unipampa.edu.br/portal/sites/default/files/documentos/sei_unipampa_-_0605772_-_instrucao_normativa_gr.pdf. Acesso em: 14 fev.2023.
URUGUAY. Ley nº 18.437, de 12 de diciembre de 2008. Ley General de Educación. Montevideo, 2009. Disponible en: https://www.mec.gub.uy/innovaportal/file/431/1/ley_de_educacion_dic2014.pdf. Acceso en: 13 jul. 2019.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
VIERA-DUARTE, P. Nuevos formatos de convergencias de la educación superior: investigación en ciudades binacionales del cono Sur de América Latina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 2, p. 401-424, maio/ago. 2018.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.