Progressos e regressos da educação superior no Brasil nas primeiras décadas do século 21

Palavras-chave: educação superior, políticas educacionais, reforma do Estado

Resumo

Com base nas políticas operacionalizadas por meio da Reforma do Aparelho do Estado Brasileiro, o objetivo deste artigo é analisar avanços e retrocessos da educação superior nas primeiras décadas do século 21. Considerando estudos sobre esse nível de ensino no espaço-temporal desse contexto político, selecionamos acontecimentos conjunturais pertinentes para refletir acerca das mudanças pelas quais a universidade pública no Brasil tem passado. Para isso, ponderamos sobre as políticas neoliberais provenientes do Consenso de Washington e sobre o Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Discutimos as transformações ocorridas na educação superior no fim do governo de Fernando Henrique Cardoso e a expansão do ensino superior nos primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva. Finalizamos com diagnóstico da segunda década por meio dos movimentos que obstaculizaram as atividades na universidade estatal brasileira.

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Biografia do Autor

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), membro do grupo de pesquisa Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH/UFSCar) e do Grupo de Trabalho – Produção de Conhecimento na Educação Superior da Rede Universitas/BR.

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e University of London, e livre-docente em Educação pela USP. É professor titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenador adjunto do projeto de pesquisa da Rede Universitas/Br e pesquisador líder do grupo de pesquisa Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH/UFSCar).

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente em Educação (USP), é professor titular na Faculdade de Educação dessa instituição.

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Publicado
06-06-2023
Seção
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