O campo da educação superior no Brasil: tensões e desafios

Palavras-chave: educação superior, instituições de ensino superior, políticas públicas

Resumo

Algumas tensões do campo da educação superior são examinadas por meio de revisão teórica narrativa, com fundamento na base legal que evidencia o processo de diversificação, diferenciação e crescimento acelerado desse nível de educação nas últimas décadas. A noção de campo, de Pierre Bourdieu, é empregada na análise da constituição e do desenvolvimento desse campo, bem como no exame das políticas, especialmente a partir dos anos 1990, quando se evidenciam iniciativas políticas diversas, complexas, ambíguas e contraditórias, de matizes ideológicas distintas, que vêm acentuando as tensões e os desafios quanto às finalidades, aos elementos estruturadores e aos rumos da educação superior. O contexto dos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022), marcado pela privatização e cortes orçamentários para as universidades e os institutos federais remete à necessidade emergencial de fortalecer e democratizar o acesso às instituições de ensino superior públicas, no Brasil, bem como o sistema de ciência, tecnologia e inovação.

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Biografia do Autor

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é professora dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor e pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado
06-06-2023