Expansão do ensino superior no Brasil de 1995 a 2020: políticas e ações

  • Márcia Santos Anjo Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - campus Jataí)
  • Luciene Lima de Assis Pires Universidade Federal de Jataí (UFJ) http://orcid.org/0000-0002-0187-3749
Palavras-chave: acesso ao ensino superior, educação superior, financiamento, privatização

Resumo

Investigação qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental e na análise estatística dos dados. O recorte temporal de 1995 a 2020 justifica-se por ser o período em que se constata a criação de um conjunto de ações e políticas específicas em âmbito público e privado. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, reestruturou a educação nos diferentes níveis e modalidades e ocasionou impacto na educação superior. Por isso, a análise dos dados inicia-se em 1995, quando o governo brasileiro adotou medidas normativas que fortaleceram a política de expansão da educação superior sob a lógica da diversificação, da diferenciação e da privatização. Essa expansão não é recente, mas a forma como é percebida, encarada e proposta pelos diversos nichos da sociedade modifica-se de acordo com interesses e conjunturas políticas, sociais, culturais e econômicas. Destaca-se que, a partir da segunda metade da década de 1990, a ampliação do número de matrículas e das oportunidades de acesso ao ensino superior deve-se a programas de financiamento federal.

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Biografia do Autor

Márcia Santos Anjo Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - campus Jataí)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é professora aposentada dessa instituição e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus de Jataí.

Luciene Lima de Assis Pires, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus de Jataí, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, e professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

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Publicado
06-06-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?