Sobrevivência e autonomia das universidades públicas: tensões e perspectivas
entrevista com Valdemar Sguissardi
Resumo
Entrevista com o professor doutor em Ciências da Educação e titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Downloads
Referências
AMARAL, N. C. Dois anos de desgoverno: os números da desconstrução. In: A TERRA é redonda. [S. l.], 8 abr. 2021. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/dois-anos-de-desgoverno-os-numeros-da-desconstrucao/. Acesso em: 4 mar. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1988.
BRASIL. Decreto nº 2.207, de 15 de abril de 1997. Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas nos arts. 19, 20, 45, 46 e § 1o, 52, parágrafo único, 54 e 88 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 abr. 1997a. Seção 1, p. 7534.
BRASIL. Decreto nº 2.306, de 19 de agosto de 1997. Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas no art. 10 da Medida Provisória nº 1.477-39, de 8 de agosto de 1997, e nos arts. 16, 19, 20, 45, 46 e § 1o, 52, parágrafo único, 54 e 88 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 ago. 1997b. Seção 1, p. 17991.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras 180 providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 2016. Seção 1, p. 2.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Projeto de Lei nº 3.076, de 2 de junho de 2020. Institui o Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores – Future-se. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2254321. Acesso em: 10 mar. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Geocapes. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 10 mar. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 1999: microdados. Brasília, DF, [2000]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 10 mar. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2010: microdados. Brasília, DF, [2011]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 10 mar. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: microdados. Brasília, DF, [2021]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 10 mar. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF. 1995.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, SP: Boitempo, 2016.
DURHAM, E. A autonomia em questão. Folha de S. Paulo, São Paulo, SP, p. 3, 10 mar. 1996.
FREITAG, M. Le naufrage de l’université: et autres essais d’épistémologie politique. Paris: Découverte, 1996.
GIROLDO, D. Censo da Educação Superior: desafios e possibilidades. Brasília, DF, 23 nov. 2022. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=94986. Acesso em: 28 dez. 2022.
O ORÇAMENTO da Capes para 2020 com a LOAS do novo governo. Teresina, 3 set. 2019. Disponível em: https://www.sintepiaui.org.br/noticia/442/O-orcamento-da-CAPES-para-2020-com-a-LOAS-do-novo-governo#:~:text=O%20or%C3%A7amento%20da%20CAPES%20para%202020%20com%20a%20LOAS%20do%20novo%20governo,-Evolu%C3%A7%C3%A3o%20do%20or%C3%A7amento&text=Este%20or%C3%A7amento%20da%20CAPES%20%C3%A9,internacionais%2C%20...). Acesso em: 30 abr. 2020.
RISTOFF, D. Quando autonomia e desregulação se confundem. Brasília, DF, 11 jul. 2022. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=93360. Acesso em: 28 dez. 2022.
SCHUGURENSKY, D. Autonomía, heteronomía, y los dilemas de la educación superior en la transición al siglo XXI: el caso de Canadá. In: RODRIGUEZ GÓMEZ, R. (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002. p. 109-148.
SGUISSARDI, V. Autonomia universitária e mudanças no ensino superior. In: CATANI, A. M. (Org.). Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina no limiar do século XXI. Campinas: Autores Associados, 1998. p. 29-49.
SGUISSARDI, V. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: MANCEBO, D.; FÁVERO, M. L. A. (Orgs.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo, SP: Cortez, 2004, p. 33-53.
SOUZA FILHO, A. G. Liquide-se. Rio de Janeiro, 11 set. 2019. Disponível em: http://www.abc.org.br/2019/09/11/liquide-se/. Acesso em: 10 mar. 2023.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.