O cenário da internacionalização em programas de pós-graduação em educação nas regiões Norte e Nordeste (2018-2020)

Palavras-chave: internacionalização da educação, pós-graduação, políticas públicas em educação

Resumo

A pesquisa parte do pressuposto de que a internacionalização é uma dimensão de uma agenda global disseminada por organismos internacionais. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo dos relatórios da Plataforma Sucupira de 12 programas de pós-graduação em Educação (PPGE) da região Norte e 15 da região Nordeste. Os resultados indicam que todos os programas analisados desenvolveram ações de internacionalização, as quais se apresentam variadas entre as regiões e entre os programas. A maioria dos PPGE da região Norte e Nordeste encontra-se em um estágio embrionário do processo de internacionalização, processo esse resultante da política de avaliação induzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 2018 a 2020. Nas duas regiões, a mobilidade acadêmica concentra-se na Europa, com destaque para Portugal, Espanha e França; entretanto, com a América Latina e a África ainda é incipiente, o que demonstra a necessidade de uma maior integração regional.

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Biografia do Autor

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é docente do Programa de Pós-Graduação dessa Universidade e professora visitante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Olgaíses Cabral Maués, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências da Educação pela Université Lille III, França, é professora titular aposentada da Universidade Federal do Pará (UFPA), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa Universidade e membro dos grupos de pesquisa: Gestrado/UFPA (líder), CRIFPE (Université Laval, Quebec), Universitas Br, FORGES. Bolsista Produtividade CNPq.

Antonia Costa Andrade, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), coordenadora do Eixo 2 da Rede Universitas Br e do Comitê no Amapá da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Vice-coordenadora da Anpae no Amapá e Diretora do Departamento de Educação da Unifap.

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Publicado
06-06-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?