O cenário da internacionalização em programas de pós-graduação em educação nas regiões Norte e Nordeste (2018-2020)
Resumo
A pesquisa parte do pressuposto de que a internacionalização é uma dimensão de uma agenda global disseminada por organismos internacionais. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo dos relatórios da Plataforma Sucupira de 12 programas de pós-graduação em Educação (PPGE) da região Norte e 15 da região Nordeste. Os resultados indicam que todos os programas analisados desenvolveram ações de internacionalização, as quais se apresentam variadas entre as regiões e entre os programas. A maioria dos PPGE da região Norte e Nordeste encontra-se em um estágio embrionário do processo de internacionalização, processo esse resultante da política de avaliação induzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 2018 a 2020. Nas duas regiões, a mobilidade acadêmica concentra-se na Europa, com destaque para Portugal, Espanha e França; entretanto, com a América Latina e a África ainda é incipiente, o que demonstra a necessidade de uma maior integração regional.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BITTENCOURT, Z. A. Mobilidade acadêmica e engagement estudantil como estratégia de internacionalização. In: MOROSINI, M. (Org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019. p. 167-184. 131
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). GeoCapes: Sistema de Informações Georreferenciadas. Brasília, DF, [2020]. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 17 mar 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Plataforma Sucupira. Cursos avaliados e reconhecidos. Brasília, DF, [2023]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/#:~:text=Cursos%20avaliados%20e%20reconhecidos,Nacional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FMEC. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Documento de área 38: Educação. Brasília, 2019. 17 p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
CASTRO, A. A.; CABRAL NETO, A. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 21, n. 21, p. 69-96, 2012.
CRUZ, P. M.; FLORES, G. N.; BONISSONI, N. L. Internacionalização de programas de pós-graduação stricto sensu: conceito, definições e estratégias. Revista Novos Estudos Jurídicos, Itajaí, v. 22, n. 1, p. 357-384, jan./abr. 2017.
KNIGHT, J. Higher education in turmoil: the changing world of internationalization. Toronto: University of Toronto, 2008.
LOMBAS, M. L. S. A mobilidade internacional acadêmica: características dos percursos de pesquisadores brasileiros. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 44, p. 308-333, jan./abr. 2017.
MARX, K. Para a crítica da economia política. Salário, preço e lucro: o rendimento e suas fontes. São Paulo: Abril Cultural, 1982. [Contém 2 obras: “Critique of political economy”, de 1859, e “Value, price and profit”, de 1898].
MAUÉS, O. C.; ANDRADE, A. C. A internacionalização dos programas de pós- graduação em educação na região Norte do Brasil: políticas, estratégias e ações. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 651-671, jul./set. 2020.
MOROSINI, M. C. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 93-112, abr. 2011.
SIUFI, G. Cooperación internacional e internacionalización de la educación superior. Educación Superior y Sociedad, Caracas, v. 14, n. 1, p. 119-145, enero 2009.
WORLD BANK. Constructing knowledge societies: new challenges for tertiary education. Washington, D.C., 2002. Available in: https://openknowledge.worldbank.org/server/api/core/bitstreams/61ff1d38-b808-5730-8b1c-8799132b6a41/content. Access in: 16 maio 2023.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.