Desafios e dilemas da educação superior na economia do conhecimento

Palavras-chave: educação superior, economia do conhecimento, contexto emergente

Resumo

O artigo analisa desafios e dilemas do campo da educação superior na economia do conhecimento, argumentando como, em contextos emergentes, esse campo enfrenta impasses decorrentes da transposição dos princípios da economia para sua dinâmica, em diferentes países. Discute como a economia do conhecimento concorre para a mercadorização desse nível de ensino e a disputa pelo conceito de world-class universities, de maneira associada à expressão do gerencialismo, do Tratado de Bolonha e da formação da European Higher Education Area no mundo globalizado e competitivo. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica sobre a relação da educação superior na economia do conhecimento no plano global, fazendo referências ao cenário brasileiro. Conclui-se que, se a educação superior, por um lado, tem sofrido, cada vez mais, as repercussões da aplicação dos princípios do mundo da economia sobre suas políticas e práticas institucionais, fenômeno que traz fortes implicações para sua crescente mercadorização e para a indução ao capitalismo acadêmico, por outro, reitera seu indiscutível papel para o desenvolvimento do projeto político dos países.

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Biografia do Autor

José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), é professor titular do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação da UnB e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade. Líder do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes). Bolsista de produtividade em pesquisa em Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Margareth Guerra dos Santos, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é professora associada I do Departamento de Educação da Universidade
Federal do Amapá (Unifap) e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação da Educação Superior (Lepaes).

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Publicado
06-06-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?