Governança algorítmica e o duplo papel do Tribunal de Contas da União: controle e regulação da educação em tempos de plataforma e sociedade métrica

  • Mário Luiz Neves de Azevedo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: capitalismo de plataforma, governança algorítmica, Nova Gestão Pública, política educacional, sociedade métrica

Resumo

A governança algorítmica educacional, em tempos de capitalismo de plataforma, de sociedade métrica e de aprofundamento da Nova Gestão Pública (NGP), é analisada com foco sobre o duplo papel do Tribunal de Contas da União (TCU) como órgão de controle e de regulação. A investigação é fundamentada na teoria crítica, especialmente em autores como Roger Dale, Susan L. Robertson e Pierre Bourdieu. A pesquisa explora os conceitos de “capitalismo de plataforma” e “sociedade métrica”, abordagem na qual algoritmos são usados para analisar dados e tomar decisões com base em regras, indicadores, métricas e critérios pré-definidos, supostamente com o objetivo de melhorar a eficiência, eficácia, transparência e objetividade na gestão pública. A NGP, ao adotar a aplicação intensificada de plataformas e ferramentas de benchmarking em setores públicos do Estado, tem propiciado a governança algorítmica, permitindo, no limite, o que James N. Rosenau e Ernst-Otto Czempiel chamaram de “governança sem governo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP, França) e pós-doutorado na Universidade de Bristol-Inglaterra, é professor titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra (2018-2019). É participante da Rede Universitas/BR e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (Geduc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

AZEVEDO, M. L. N. Educação e benchmarking: meta-regulação e coordenação de políticas baseadas em indicadores e nas chamadas “boas-práticas”. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 24., 2016, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2016a. p. 1407-1442.

AZEVEDO, M. L. N. O novo regime fiscal: a retórica da intransigência, o constrangimento da oferta de bens públicos e o comprometimento do PNE 2014- 2024. Revista Tópicos Educacionais, Recife, v. 22, n. 1, p. 235-259, jan./jun. 2016b.

AZEVEDO, M. L. N. Educação e gestão neoliberal: a escola-cooperativa de Maringá – uma experiência de charter school? Maringá: Eduem, 2021.

AZEVEDO, M. L. N.; BARLETE, A. L. On the frontline: higher education, platforms and the market of symbolic goods: a case for Platform Academic Capitalism in Brazil. Discover Society, [s. l.], May 2019. Available in: https://archive.discoversociety.org/2019/05/01/on-the-frontline-higher-education-platforms-and-the-market-of-symbolic-goods-a-case-for-platform-academic-capitalism-in- brazil/. Access in: June 2021.

BARREYRO, G. B. A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 5-22, mar. 2018.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, P. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989-92). Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1982.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto nº 8.638, de 15 de janeiro de 2016. Institui a Política de Governança Digital no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jan. 2016a. Seção 1, p. 2.

BRASIL. Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 nov. 2017. Seção 1, p. 3.

BRASIL. Decreto nº 9.319, de 21 de março de 2018. Institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 mar. 2018. Seção 1, p. 2.

BRASIL. Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020. Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 abr. 2020. Seção 1, p. 6.

BRASIL. Decreto nº 10.996, de 14 de março de 2022. Altera o Decreto no 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 mar. 2022. Seção 1, p. 14.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 2016b. Seção 1, p. 2.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1. Edição Extra.

BRASIL. Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021. Dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o governo digital e para o aumento da eficiência pública e altera a Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983, a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), a Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, e a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 mar. 2021. Seção 1, p. 3.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 maio 2000. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Presidência da República (PR). Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF: PR, 1995.

BRASIL. Presidência da República (PR). Guia da política de governança pública. Brasília, DF: Casa Civil da Presidência da República, 2018.

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Técnica de auditoria: benchmarking. Brasília, DF: TCU/Coordenadoria de Fiscalização e Controle, 2000.

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Referencial Básico de Governança Organizacional: para organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU. 3. ed. Brasília, DF: TCU/Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado, 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Conhecendo o Tribunal. 8. ed. Brasília, DF: TCU/Secretaria-Geral da Presidência, 2022.

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Regimento interno do Tribunal de Contas da União. Brasília, DF: TCU/Secretaria-Geral da Presidência, 2023.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Do Estado patrimonial ao gerencial. In: SACHS, I.; WILHEIM, J.; PINHEIRO, P. S. (Org.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001. p. 222-259.

DALE, R. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1099-1120, out./dez. 2010.

DEUTSCH, K. W. The nerves of government: models of political communication and control. New York: Free Press, 1963.

DIXON, K. Les évangélistes du marché. Paris: Raisons d’Agir, 1998.

FREITAS, L. C. A importância da avaliação: em defesa de uma responsabilização participativa. Em Aberto, Brasília, DF, v. 29, n. 96, p. 127-139, maio/ago. 2016.

HOOD, C. A public management for all seasons? Public Administration, [s. l.], v. 69, n. 1, p. 3-19, Mar. 1991.

KIM, J. Y. Foreword. In: THE WORLD BANK. World Development Report 2017: governance and the law. Washington, DC: The World Bank/International Bank for Reconstruction and Development, 2017. p. xiii-xiv.

MAU, S. The Metric Society: on the quantification of the social. Cambridge, UK: Polity Press, 2019.

MULLER, J. Z. The tyranny of metrics. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2019.

NEUMANN. J. V.; MONGERSTERN O. Theory games and economic behavior. New Jersey, Princeton University Press, 2004.

OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 132, p. 625-646, jul./set. 2015.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Assessment of higher education learning outcomes: feasibility study report: volume 1 – design and implementation. Paris: OECD Publishing, 2012. 272 p. Available in: https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/AHELOFSReportVolume1.pdf. Access in: 20 May 2023.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Assessment of higher education learning outcomes: feasibility study report: volume 1 – design and implementation. Executive summary. [S. l.], 2013. 13 p. Available in: http://www.oecd.org/edu/skills-beyond-school/AHELO%20FS%20Report%20Volume%201%20Executive%20Summary.pdf. Access in: 18 Aug. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folha informativa sobre Covid-19. [S. l., s. d.]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 22 fev. 2023.

OSBORNE, S. P. (Ed.). The new public governance?: emerging perspectives on the theory and practice of public governance. London: Routledge, 2010.

ADILHA, E. L. Apresentação. In: BRASIL. Presidência da República (PR). Guia da política de governança pública. Brasília, DF: Casa Civil da Presidência da República, 2018. p. 11.

PARLAMENTO EUROPEU. O que é a inteligência artificial e como funciona? [S. l.], 26 mar. 2021. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20200827STO85804/o-que-e-a-inteligencia-artificial-e-como-funciona. Acesso em: 23 fev. 2023.

PETERS, B. G. O que é governança? Revista do TCU, Brasília, DF, v. 45, n. 127, p. 28-33, maio/ago. 2013.

RHODES, R. A. W. The new governance: governing without government. Political Studies, [London], v. 44, n. 4, p. 652-667, Sept. 1996.

ROBERTSON, S. L. “Situando” os professores nas agendas globais de governança. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, PR, v. 15, n. 2, p. 9-24, maio/ago. 2012.

ROBERTSON, S. L. Platform capitalism and the new value economy in the academy. Cambridge, UK, 2018. Available in: https://kppcam.net/2018/03/02/platform-capitalism-and-the-new-value-economy-in-the-academy/. Access in: June 2021.

ROBERTSON, S. L.; VERGER, A. A origem das parcerias público-privadas na governança global da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1133-1156, out./dez. 2012.

ROSENAU, J. N.; CZEMPIEL, E. O. (Ed.). Governance without government: order and change in world politics. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2009. (Cambridge Studies in International Relations, 20).

SANTOS, B. S. A era dos coletivos de solidão. In: OUTRAS palavras. São Paulo, 24 out. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/a-era-dos-coletivos-de-solidao/. Acesso em: 6 set 2021.

SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge, UK: Polity Press, 2017.

STONE, D. Transfer and translation of policy. Policy Studies, [London], v. 33, n. 6, p. 483-499, June 2012.

THE WORLD BANK. World Development Report 2017: governance and the law. Washington, DC: The World Bank/International Bank for Reconstruction and Development, 2017.

WEISS, T. G. Governance, good governance and global governance: conceptual and actual challenges. Third World Quarterly, [London], v. 21, n. 5, p. 795-814, 2000.

ZUBOFF, S. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: Hachette/Public Affairs, 2019.

Publicado
06-06-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?