Formação de professores e religião
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 301-309, dez. 1999.
CAVALIERE, A. M. Quando o Estado pede socorro à religião. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 178-189, 2006.
CUNHA, L. A. O sistema nacional de educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 925-941, jul./set. 2013.
ESTEVE, J. M. O mal-estar docente. 3. ed. Barcelona: Paidós, 1994.
FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente, Belo Horizonte, v. 5, n. 8, p. 11-23, jan./jun. 2013.
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Ciências da Educação. Século XXI, 2).
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019.
MARIANO, R. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 2012.
NOVAES, R. Em nome da diversidade: notas sobre novas modulações nas relações entre religiosidade e laicidade. Comunicações do Iser, Rio de Janeiro, n. 69, p. 131-145, set. 2014.
ORO, A. P. A laicidade no Brasil e no Ocidente: algumas considerações. Civitas, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 221-237, maio/ago. 2011.
PIERUCCI, A. F. “Bye bye, Brasil”: o declínio das religiões tradicionais no Censo 2000. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 17-28, dez. 2004.
RANQUETAT JÚNIOR, C. A. Laicidade à brasileira: um estudo sobre a controvérsia em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos. 2012. 310f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
ROMANOWSKI, J. P. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 905-924, set./dez. 2012.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, A. J. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004.
SANCHIS, P. Cultura brasileira e religião: passado e atualidade. Cadernos Ceru, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 71-92, dez. 2008.
TEIXEIRA, F. Campo religioso em transformação. Comunicações do Iser, Rio de Janeiro, n. 69, p. 34-45, set. 2014.
TEIXEIRA, J. M.; BARBOSA, O. A. A mulher e a família: agendas pentecostais na disputa pela gramática dos direitos humanos. (Syn)thesis, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 89-105, jan./abr. 2022.
VALENTE, G. Educação, docência e laicidade: realidades escolares na França e no Brasil. Curitiba: Appris, 2021.
ZYLBERSZTAJN, J. O princípio de laicidade na Constituição Federal de 1988. 2012. 248 f. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.