“Docha”: pelo direito à reinvenção do espaço por bebês e crianças

  • Sonia Maria Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

LOPES, Jader Janer Moreira. Terreno baldio: um livro
sobre balbuciar e criançar os espaços para desacostumar
geografias – por uma teoria sobre a espacialização da
vida de bebês e crianças. São Carlos, SP: Pedro & João
Editores, 2021. 199 p.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Atua como professora da educação básica nas redes municipais de Curitiba e de São José dos Pinhais, no estado do Paraná.

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LOPES, J. J. M.; VASCONCELLOS, T. Geografia da infância: reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora, MG: Feme, 2005.

LOPES, J. J. M. Geografia das crianças, geografia da infância: algumas reflexões para quem produz geografia com as crianças. In: REDIN, E.; MÜLLER, F.; REDIN, M. M. (Org.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 43-55.

LURIA, A. R. O homem com um mundo estilhaçado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SOBKIN, V. As resenhas teatrais de L. S. Vigotski como início da concepção histórico-cultural. In: ESTUDOS sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Brasília, DF, UniCEUB, 2017. p. 7- 33. (Veresk Cadernos Acadêmicos Internacionais, v. 3). Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/11339/3/VERESK%20%281%29.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

Publicado
08-03-2024