Crianças, território e identidade: um estudo de caso num contexto vulnerável português
Resumo
Um trabalho de investigação-intervenção interdisciplinar foi realizado em um lugar considerado vulnerável, o Bairro da Emboladoura, território de Gondar, Guimarães, Portugal. Essa intervenção, fundamentada em análises teórico- metodológicas, concretizou o direito à cidade e ao território em diferentes propostas de mapeamento, reconhecimento e reflexão das quais participaram grupos de crianças e jovens. Mobilizando metodologias participativas centradas nos direitos das crianças, esses exercícios foram também consubstanciados em processos de requalificação dos espaços públicos. Em síntese, discutidos os exemplos dos trabalhos executados com a comunidade, identificou-se o projeto Palácio da Imaginação como o acontecimento final no espaço comunitário. Por meio da promoção de uma intervenção inovadora, que articulou investigação e ação de diferentes áreas científicas num dado território (ciências da educação, arquitetura, sociologia da infância, trabalho comunitário), foi possível assegurar a participação de crianças e jovens nos processos de elaboração e concretização das mudanças propostas, nomeadamente dos territórios que habitam e que concebem de modo plural e intergeracional.
Downloads
Referências
CARERI, F. Caminhar e parar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.
CHAWLA, L. Evaluating children’s participation: seeking areas of consensus. PLA Notes, London, n. 42, p. 9-13, Oct. 2001. Available at: https://www.iied.org/sites/ default/files/pdfs/migrate/9113IIED.pdf. Accessed on: 20 Dec 2023.
CORNEY, T. et al. Youth participation: adultism, human rights and professional youth work. Children & Society, [S.l.], v. 36, n. 4, p. 677-690, July 2022.
CROOK, D. J. Children changing spaces, changing schools. Children & Society, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 445-460, May 2021.
DERR, V.; CHAWLA, L.; MINTZER, M. Placemaking with children and youth: participatory practices for planning sustainable communities. New York: New Village, 2018.
GILL, T. Urban playground: how child-friendly planning and design can save cities. London: Riba, 2021.
GRACE, R. et al. Where are the silences?: a scoping review of child participatory research literature in the context of the Australian service system. Children Australia, [S.l.], v. 44, n. 4, p. 172-186, Dec. 2019.
HANSON, K. Reinventing children’s rights. Childhood, [S.l.], v. 29, n. 2, p. 149-156, May 2022.
KAUKKO, M.; WILKINSON, J.; HASWELL, N. “This is our treehouse”: investigating play through a practice architectures lens. Childhood, [S.l.], v. 29, n. 2, p. 187-203, May 2022.
KRAFTL, P. et al. Articulating encounters between children and plastics. Childhood, [S.l.], v. 29, n. 4, p. 478-494, May 2022.
KRYSIAK, N. Designing child-friendly high density neighbourhoods: transforming our cities for the health, wellbeing and happiness of children. Sidney: Cities for Play, 2022.
MANOUCHEHRI, B.; BURNS, E. A. Participation as a right to the city: Iranian children’s perspectives about their inclusion in urban decision-making. Children & Society, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 363-379, May 2021.
NORDBO, E. C. A. et al. Promoting activity participation and well-being among children and adolescents: a systematic review of neighborhood built-environment determinants. JBI Evidence Synthesis, [S.l.], v. 18, n. 3, p. 370-458, Mar. 2020.
PALÁCIO da imaginação [Projeto N. 472/2020]. Jornal dos Bairros Saudáveis. [2020?]. Disponível em: https://jornal.bairrossaudaveis.gov.pt/projetos/00000496/ index.htm. Acesso em: 18 dez. 2023.
SARMENTO, M. Apresentação. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ES, v. 21, n. 49, p. 1-5 jan./jun. 2019.
SARMENTO, M.; MARCHI, R.; TREVISAN, G. Beyond the modern norm of childhood: children as the margins as a challenge for the sociology of childhood. In: BARALDI, C.; COCKBURN, T. (Ed.). Theorizing childhood: citizenship, rights and participation. Milton Keynes: Palgrave-Macmillan, 2018. p. 135-157.
SARMENTO, M.; TREVISAN, G. The appropriation of space by children: urban materiality and the right to the city. Paper presented at the Childhood and Materiality. VIII Conference on Childhood Studies, May 7-9, University of Jyväskylä, Finland, 2018a. [Not published in the conference proceedings].
SARMENTO, M.; TREVISAN, G. Local childhood citizenship: programs for children’s participation in the city. Paper presented at the Child and the City World Conference, 24-26th September 2018, Vienna, Austria, 2018b. [Not published in the conference proceedings].
SHEARN, K. et al. Mixed methods Participatory Action Research to inform service design based on the apabilities Approach, in the North of England. Children & Society, [S.l.], v. 36, n. 4, p. 450-471, July 2022.
SPYROU, S. When design designs children: the importance of ontological design for childhood studies. Childhood, [S.l.], v. 29, n. 4, p. 471-477, Nov. 2022.THOMAS, N. P. Child-led research, children’s rights and childhood studies: a defence. Childhood, [S.l.], v. 28, n. 2, p. 186-199, May 2021.
TREVISAN, G. “Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós”: infância e cenários de participação pública – uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade. 2014. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança – Sociologia da Infância) – Universidade do Minho, Braga, 2014.
TREVISAN, G. As crianças, um teatro e uma cidade: relato e conclusões. Lisboa, 2019. Disponível em: https://lucateatroluisdecamoes.pt/wp-content/ uploads/2018/11/texto-conclusoes-conferencia.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
TREVISAN, G.; BENTO, G.; CARVALHO, M.; SILVA, C.; SARMENTO, M. Infância, espaço público e participação: a abordagem do território de aprendizagem. In: GOBBI, M. A. et al. (Org.). O direito das crianças à cidade: perspetivas desde o Brasil e Portugal. São Paulo: USP, 2022. p. 35-58.
WARMING, H. Childhood prism research: an approach for enabling unique childhood studies contributions within the wider scholarly field. Children’s Geographies, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 284-296, 2022.
WYNESS, M. Childhood and Society. London: Palgrave-MacMillan, 2006.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.