Problemas e Alternativas no Campo da Formação de Professores
Resumo
Analisa a educação do professor e a relação entre teoria e prática como questão fundamental na estruturação dos cursos de formação de docentes. Inicialmente, é analisada a concepção tradicional do treinamento de profissionais baseada no modelo da racionalidade técnica Partindo da visão de que o professor é um intelectual crítico, a última parte levanta problemas na área de formação de docentes e sugere alternativas para a reformulação dos cursos de formação de professores. Abstract Analyze the training of the teacher and the relationship between theory andpractice as a fundamental issue in the structuring of teacher training courses. Initially, it is criticized the traditional conception on the training of practitioners based on the model of technical rationality. By viewing teachers as criticai intellectuals, the lost part raises some problems in the área of teacher training and suggests some alternatives for the reformulation of this courses. Résumé Analyse Léducation du professeur et le rapport entre théorie et pratique comme une question fondamentale dans là structuration des cours de formation denseignants. D'abord, on discute là conception traditionelle dentrainement de professionels fondée sur le modele de là rationnalité techinique. A partir de là compréhension du professeur comme un intelectuel critique, là dermière partie pose des problèmes au domaine de là formation des enseignants et present d'alternatives pour là reformulation de leurs cours de formation. Resumen Analiza là educación del profesor y là relación entre teoria y práctica como cuestión fundamental en là estructuración de los cursos de formación de docentes. Inicialmente se analiza là Concepcion tradicional de là capacitación de profesionales basada en el modelo de Ia racionalidad técnica. Partiendo de là visión de que el profesor es un intelectual crítico, là última parte levanta problemas en el área de formación de docentes y sugiere alternativas para là reformulación de los cursos de formación de profesores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-1991
Como Citar
SANTOS, L. Problemas e Alternativas no Campo da Formação de Professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 72, n. 172, 1 dez. 1991.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.