Feminismo e academia

  • Silvia Yannoulas
  • Adriana Vallejos
  • Zulma Lenarduzzi
Palavras-chave: academia, androcentrismo, comparação, epistemologia, estudos de gênero, feminismo, poder, universidade

Resumo

Depois de séculos de exclusão, as mulheres conseguem no século 20 sua inserção na universidade. O ingresso no mundo acadêmico é, sem dúvida, atravessado por diversas formas de discriminação, manifestas e encobertas, que contribuem para a formatação de trajetórias universitárias diferenciadas para homens e mulheres, assim como para uma participação desigual no próprio exercício do poder acadêmico. Embora a academia feminista tenha estimulado a produção de conhecimentos científicos não sexistas, analisando e redimensionando concepções epistemológicas tradicionais, o conteúdo e a metodologia científica hegemônica continuam manifestando traços sutilmente androcêntricos. Neste sentido, os aportes dos estudos de gênero podem contribuir com seu potencial dinamizador para a exploração crítica e para a transformação do conhecimento científico atual, bem como para uma inserção mais efetiva das mulheres nos espaços acadêmicos. Palavras-chave: academia; androcentrismo; comparação; discriminação; epistemologia; estudos de gênero; feminismo; poder; universidade. 

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Publicado
01-12-2000
Como Citar
YANNOULAS, S.; VALLEJOS, A.; LENARDUZZI, Z. Feminismo e academia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 81, n. 199, 1 dez. 2000.
Seção
Estudos