Aula em equipe como estratégia inovadora de ensino
Resumo
Retoma uma técnica alternativa de instrução centrada em grupo, trabalho já publicado, aperfeiçoando-o, revendo-o e ampliando-o, mediante introdução de modificações, fruto de avaliações realizadas no correr do tempo, desde a sua publicação na versão original. A técnica é calcada na experiência e corporificada num processo evolutivo de ajustes e correções. Inicia-se com a abordagem de alguns aspectos do seminário, em que a técnica encontrou sua idéia germinal. Destacam-se críticas sobre a freqüente má utilização do seminário. A seguir, expõe-se a Técnica de Aula em Equipe, sua definição, objetivos e suas diferentes etapas de aplicação: planejamento, preparação, apresentações e avaliação. São tecidas considerações a respeito da utilização da técnica, tais como a reação dos alunos; alguns aspectos incorporados à técnica como forma de correção de problemas anteriores ou impropriedades detectadas na utilização do seminário. Nas conclusões, apontam-se alguns resultados positivos do uso da técnica. Palavras-chave: dinâmica de grupo; método de ensino; seminário; técnica de ensino. Abstract The problem of "cheating on tests" is not only a polemic one, but is also full of controversy. This is so, when the subject is viewed both from a didactics and pupil evaluation perspective and from a human values perspective. Hence, "cheating on tests" constitutes a significant and challenging research theme. Thus, turning "cheating on tests" into a problem is to rethink it on a critical and strongly based way, which enables the perception and analysis of the several sides of its origin and circumstances. Bearing that on mind, that survey bases itself on the Social Representation Theory to discuss images, concepts, practices and tools as well as to study alternatives of that "problem", giving special attention to the interrelation between school and psychosocial reasons. Keywords: social representation; "cheating on tests"; teaching; research.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2001
Como Citar
MERCHEDE, A. Aula em equipe como estratégia inovadora de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 82, n. 200-01-02, 1 dez. 2001.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.