Alfabetização de jovens e adultos: desafios do século 21
Resumo
Expõe as orientações de uma pesquisa sobre educação popular no Brasil. A educação popular, nessa pesquisa, é examinada sob a perspectiva das orientações e dos objetivos das instituições e dos grupos que se propõem a desenvolvê-la junto às massas iletradas. A investigação apontaria para instituições ou setores da coletividade mais ou menos diretamente identificados com um projeto de construção da sociedade no futuro. A educação popular, assim entendida, seria sempre instrumental e estaria comprometida com a formação de agentes de construção de um determinado projeto de sociedade. Sob essa perspectiva, examinam-se, sucintamente, a Campanha Nacional de Alfabetização de Cuba, de 1961, e a educação popular promovida pelo Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, a partir de 1962. Finalmente, apontam-se as orientações da pesquisa para os movimentos de educação popular empreendidos no Brasil após a Constituição de 1988. Palavras-chave: educação popular; educação de jovens e adultos; política e educação. Abstract In this paper the main objects of a rechearch about popular education in Brazil are dealt with. In the research popular education is examined as the result of objetifs and orientations of groups and institutions whose purpose is to expand it to the illiterate masses. The research would point to institutions or sectors of the society directly identified with the project of building it for the future. Popular education thus formulated would always be instrumental and committed with the formation of agents for the constructuion of a certain project of society. Starting from this point of view it is briefly examined two exemplary popular education moviments: Campanha Nacional de Alfabetização de Cuba, in 1961, and Movimento de Cultura Popular (MCP) in the Recife, beginning in 1962. As a conclusion some orientations of the research for the popular education moviments, in Brazil, after the 1988 Constitution, are indicated. Keywords: popular education; youth and adult education; politics and educationDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2003
Como Citar
BEISIEGEL, C. Alfabetização de jovens e adultos: desafios do século 21. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 84, n. 206-07-08, 1 dez. 2003.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.