Alfabetização de jovens e adultos: desafios do século 21
Resumen
Expõe as orientações de uma pesquisa sobre educação popular no Brasil. A educação popular, nessa pesquisa, é examinada sob a perspectiva das orientações e dos objetivos das instituições e dos grupos que se propõem a desenvolvê-la junto às massas iletradas. A investigação apontaria para instituições ou setores da coletividade mais ou menos diretamente identificados com um projeto de construção da sociedade no futuro. A educação popular, assim entendida, seria sempre instrumental e estaria comprometida com a formação de agentes de construção de um determinado projeto de sociedade. Sob essa perspectiva, examinam-se, sucintamente, a Campanha Nacional de Alfabetização de Cuba, de 1961, e a educação popular promovida pelo Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, a partir de 1962. Finalmente, apontam-se as orientações da pesquisa para os movimentos de educação popular empreendidos no Brasil após a Constituição de 1988. Palavras-chave: educação popular; educação de jovens e adultos; política e educação. Abstract In this paper the main objects of a rechearch about popular education in Brazil are dealt with. In the research popular education is examined as the result of objetifs and orientations of groups and institutions whose purpose is to expand it to the illiterate masses. The research would point to institutions or sectors of the society directly identified with the project of building it for the future. Popular education thus formulated would always be instrumental and committed with the formation of agents for the constructuion of a certain project of society. Starting from this point of view it is briefly examined two exemplary popular education moviments: Campanha Nacional de Alfabetização de Cuba, in 1961, and Movimento de Cultura Popular (MCP) in the Recife, beginning in 1962. As a conclusion some orientations of the research for the popular education moviments, in Brazil, after the 1988 Constitution, are indicated. Keywords: popular education; youth and adult education; politics and educationDescargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2003
Cómo citar
BEISIEGEL, C. Alfabetização de jovens e adultos: desafios do século 21. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 84, n. 206-07-08, 1 dic. 2003.
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.