Interdisciplinaridade e transversalidade mediante projetos temáticos

  • Silvia Moraes

Resumen

Sugere a prática da interdisciplinaridade e da transversalidade na escola fundamental, por meio de projetos temáticos. A interdisciplinaridade é vista como uma abordagem epistemológica que questiona a visão disciplinar, fragmentada, do conhecimento. A transversalidade refere-se a um recurso pedagógico cujo intuito é ajudar o/a aluno/a a adquirir uma visão mais compreensiva e crítica da realidade assim como sua inserção e participação nessa realidade. Como fundamentação teórica, utilizam-se a teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, e a teoria dos significados da vida humana, de Philip Phenix, e exemplifica-se a pedagogia de projetos como prática curricular interdisciplinar e transversal. Propõe-se, também, uma forma de avaliação construída coletivamente pelos participantes dos projetos temáticos. Palavras-chave: interdisciplinaridade; transversalidade; escola fundamental; projetos temáticos. Abstract This paper suggests the practice of interdisciplinarity and transversality in elementary schools through thematic projects. Interdisciplinarity is seen as an epistemological approach to knowledge that questions the disciplinary, fragmented vision of knowledge. Transversality refers to a pedagogic approach that helps the student acquire a more comprehensive and critical vision of reality as well as his/her insertion and participation in this reality. As the theoretical foundation for interdisciplinarity and transversality, we use Howard Gardner`s theory of Multiple Intelligences and Philip Phenix´s theory of human life meanings. We also propose a form of evaluation constructed collectively by the participants of the thematic projects. Keywords: interdisciplinarity; transversality; elementary school; thematic projects.

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Publicado
01-12-2005
Cómo citar
MORAES, S. Interdisciplinaridade e transversalidade mediante projetos temáticos. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 86, n. 213/214, 1 dic. 2005.
Sección
Estudios