Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento

  • Eulália Maimoni Universidade de São Paulo
  • Ormezinda Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Aborda questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na escola e a interferência da família nesse processo, considerando as concepções de letramento que subjazem a essa prática e como a família tem contribuído para a mudança ou para a cristalização das práticas escolares de leitura e escrita que emergem dessas diferentes concepções. Com base em pesquisas realizadas na Universidade de Uberaba, são apresentadas as implicações da participação de pais para a proficiência em leitura e escrita de alunos de ensino fundamental. Palavras-chave: letramento; práticas de leitura e escrita; família. Abstract This article approaches questions that involve reading and writing in the school and the interference of the family in this process, considering the conceptions of literacy and how the family contributes for the change or the crystallization of the schooling practices of reading and writing that emerge from these different conceptions. According to researches carried through in the University of Uberaba, the implications of the participation of parents for the proficiency in reading and writing of basic education pupils are presented. Keywords: literacy; reading and writing; family.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2006
Cómo citar
MAIMONI, E.; RIBEIRO, O. Família e escola: uma parceria necessária para o processo de letramento. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 217, 1 dic. 2006.
Sección
Estudios