Gestão municipal e formação: a educação infantil no Estado do Rio de Janeiro
Resumo
Sintetiza resultados de pesquisa realizada sobre gestão e políticas e práticas de formação de profissionais da educação infantil implementadas por redes públicas municipais de educação. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário a todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. O texto aborda: os sistemas de educação no Estado do Rio de Janeiro, sua organização e as áreas incluídas nas Secretarias de Educação; a cobertura do atendimento e da articulação com o ensino fundamental; as políticas de formação dos profissionais de educação infantil, o ingresso e a carreira nas redes municipais; as condições concretas de implementação das políticas quanto aos recursos materiais dos municípios e às agências e atividades culturais disponíveis. Palavras-chave: gestão pública; formação de profissionais; educação infantil. Abstract The paper synthesizes the results of a research carried through on the management and policies and practices on the formation of professionals of childhood education implemented by the municipal public education systems. The data were gathered through the administration of a questionnaire to all the cities of the State of Rio de Janeiro. The text approaches: the systems of education in the State of Rio de Janeiro, its organization and areas included in the Secretariats of Education; its scope and articulation with basic education; the policies in relation to teachers formation, the ingression and the career in the municipal systems; the concrete conditions of policies implementation concerning the material resources of the cities and the available agencies and cultural activities. Keywords: public administration; teachers formation; childhood education.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-01-2007
Como Citar
KRAMER, S.; NUNES, M. F. Gestão municipal e formação: a educação infantil no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 218, 1 jan. 2007.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.