Gestão municipal e formação: a educação infantil no Estado do Rio de Janeiro
Resumen
Sintetiza resultados de pesquisa realizada sobre gestão e políticas e práticas de formação de profissionais da educação infantil implementadas por redes públicas municipais de educação. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário a todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. O texto aborda: os sistemas de educação no Estado do Rio de Janeiro, sua organização e as áreas incluídas nas Secretarias de Educação; a cobertura do atendimento e da articulação com o ensino fundamental; as políticas de formação dos profissionais de educação infantil, o ingresso e a carreira nas redes municipais; as condições concretas de implementação das políticas quanto aos recursos materiais dos municípios e às agências e atividades culturais disponíveis. Palavras-chave: gestão pública; formação de profissionais; educação infantil. Abstract The paper synthesizes the results of a research carried through on the management and policies and practices on the formation of professionals of childhood education implemented by the municipal public education systems. The data were gathered through the administration of a questionnaire to all the cities of the State of Rio de Janeiro. The text approaches: the systems of education in the State of Rio de Janeiro, its organization and areas included in the Secretariats of Education; its scope and articulation with basic education; the policies in relation to teachers formation, the ingression and the career in the municipal systems; the concrete conditions of policies implementation concerning the material resources of the cities and the available agencies and cultural activities. Keywords: public administration; teachers formation; childhood education.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2007
Cómo citar
KRAMER, S.; NUNES, M. F. Gestão municipal e formação: a educação infantil no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 88, n. 218, 1 ene. 2007.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.