Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental
Resumo
Buscou caracterizar a prática educativa da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, visando contribuir para a inserção da dimensão socioambiental na prática pedagógica do ensino fundamental, de acordo com as necessidades e a realidade da instituição. Foram investigadas as concepções da comunidade escolar, a realidade do bairro e as perspectivas pedagógicas que influenciam a prática do professor, além de projetos e do plano de desenvolvimento da escola. A análise dos dados obtidos revelou a necessidade de realização de cursos de capacitação, oficinas e palestras envolvendo a comunidade da escola e do bairro para possibilitar a mobilização coletiva e a transformação da situação atual. Palavras-chave: educação ambiental formal; ensino fundamental; abordagens pedagógicas; técnica de projetos. Abstract The present work has tried to characterize the educative practice of Presidente Castelo Branco Municipal School, in order to contribute to the insertion of the social and environmental dimension in pedagogical practice of basic education, according to the necessities and the reality of the institution. The conceptions concerning the school community, the district reality and the pedagogical perspectives, which influence the educator's practice, have been investigated; besides, we also studied the school's projects and development plan. The analysis of the obtained data revealed the necessity for organizing qualification courses, workshops and lectures, involving the school community and the neighborhood, in order to make the collective mobilization for transformation of the current situation possible. Keywords: environmental education; basic education; pedagogical approach; projects' technique.Downloads
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Publicado
29-02-2008
Como Citar
CONRADO, D.; SILVA, S. Caracterização da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Salvador-BA: subsídios para a educação ambiental na prática pedagógica do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 220, 29 fev. 2008.
Edição
Seção
Estudos
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