O que complementa uma poética do ensino? Uma retórica do ensino

  • Rita Pimenta

Resumo

Neste artigo apresentamos aspectos acerca daquilo que David T. Hansen (2006) entende por poética do ensino. Aliamos a isso uma exposição de algumas noções que caracterizam a Poética e a Retórica de Aristóteles, sem a pretensão de esgotá-las. O objetivo é verificar em que medida a arte da produção aristotélica enseja perspectivas para a chamada poética do ensino de Hansen (2006). Procuramos avaliar, ainda, onde essas poéticas se encontram, e, ao mesmo tempo, propomos que se junte à poética do ensino uma outra arte produtiva, aquela ligada ao pensamento e à elocução, como nos aponta Aristóteles em sua Poética, a saber, a retórica. Palavras-chave: Aristóteles; educação; poética; retórica. In this article we present aspects about of that David T. Hansen (2006) understands for poetical of education. Ally to this we display some slight knowledge that characterize the Poetical and the Rhetoric one of Aristotle, without the pretension to deplete them. The objective it’s verified where measured the art of the aristotelian production it tries perspective for the poetical call of the education of Hansen. We look for to evaluate, still, where these poetical ones if find, and, at the same time, we consider that it poetical of education is joined the one other productive art, that on one to the thought and the elocution, as in them points Aristotle in his Poetical one, to know, the rhetoric. Key words: Aristotle, education, poetical, rhetoric.

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Publicado
30-10-2008
Como Citar
PIMENTA, R. O que complementa uma poética do ensino? Uma retórica do ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, n. 222, 30 out. 2008.
Seção
Estudos