Relações entre indicadores de qualidade de ensino e desempenho de estudantes dos cursos de Pedagogia do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

  • Leo Lynce Lacerda Universidade do Vale do Itajaí
  • Cássia Ferri Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Tem como objetivo investigar as relações entre os indicadores presentes no Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos de Pedagogia no Brasil, com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2008 para essa área. Sete indicadores foram analisados: percentual de doutores, percentual de mestres, percentual de docentes em regime integral ou parcial, infraestrutura, organização didático-pedagógica, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e nota no Enade. Os resultados, apresentados segundo as combinações de organização acadêmica e categoria administrativa das IES brasileiras, mostraram relações significativas dos percentuais de doutores e de mestres com o Enade e o IDD, sendo mais fortes nas universidades estaduais e nas faculdades integradas privadas. O indicador de infraestrutura não se mostrou relevante para a maioria das combinações entre organização acadêmica e categoria administrativa, exceto para universidades estaduais. Os indicadores planos de ensino e dedicação parcial/integral mostraram correlação fraca ou ausente. Concluiu-se que a relação entre os indicadores de qualidade e o desempenho foi dependente da combinação entre organização acadêmica e categoria administrativa, de modo que se sugere que aprimoramentos no CPC poderiam considerar tais diferenças entre as IES. Estudos como este, em outras áreas de conhecimento, forneceriam mais subsídios para aperfeiçoar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e garantir os princípios nele estabelecidos.

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Publicado
08-04-2015
Como Citar
LACERDA, L. L.; FERRI, C. Relações entre indicadores de qualidade de ensino e desempenho de estudantes dos cursos de Pedagogia do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 242, 8 abr. 2015.
Seção
Estudos