Lucro de ação: um exame das condições de possibilidade do magistério oficial

  • Gilson Pereira
  • Maria Andrade

Resumo

Realizado a partir de questionários e entrevistas com 36 professoras de escolas públicas de uma das regiões mais pobres do País, tem por objetivo lançar luz nas condições de existência e no espaço dos possíveis do magistério oficial. Dispondo de uma missão e firmadas como agentes ativos da produção simbólica, embora ocupantes dos postos mais inferiores das escalas de prestígio intelectual, as professoras pesquisadas depositam na adesão dóxica às coisas da escola todas as razões de ser do futuro pessoal. Essa adesão manifesta-se no carisma, ou seja, na atitude antieconômica de recusa ao cálculo estritamente econômico no governo da própria vida. Desse modo, o interesse pessoal e a libido profissional convergem para lucros não necessariamente econômicos, sugerindo um caso no qual as práticas e percepções, conquanto coagidas pela lógica do mercado, são comandadas pelo "atrativo da dádiva". Além disso, a investigação tornou possível a descrição da rotina de trabalho dessas professoras. Tudo o que, pelo menos nos grandes centros, se compreende como trabalho pedagógico ou rotina da profissão docente, parece sofrer uma transmutação nessas escolas e nesses exercícios profissionais. O estudo se justifica considerando que a análise das práticas, das posições ocupadas pelos membros do magistério e das tomadas de posição correspondentes permite compreender o lucro de ação característico dessa profissão. Palavras-chave: profissão docente; carisma; dádiva; condições de trabalho; lucro de ação. Abstract This study has been carried out using questionnaires and interviews with 36 teachers of public schools in one of the poorest regions of the country and its aim is to shed light both over the conditions in these public schools occupy. Having a mission statement and performing it as active agents of the symbolic production, though situated in the lowest ranks of intellectual prestige, the teachers of this research consider the school matters as the reason of their personal future. This philosophy of life is expressed in their charisma, or so to say, in their anti-economical attitude, refusing a strictly economic evaluation while running their own life. Consequently, their personal interests and professional libido are drawn to non-necessarily economic profits, suggesting a case in which practices and perceptions, while coaxed by the market logic, are commanded by the attraction of the gift. Furthermore, the research made the description of the work routine of these teachers possible. Everything, at least in major centers, understood as pedagogic work or the routine of the teaching profession, seems to undergo a complete change in said schools and professional practices. The study is justified, considering that the analysis of the practices, of the positions occupied by teachers and of the related stands assumed, enables us to understand the profit of the action characteristic of the mentioned profession. Keywords: teaching; charisma; gift; working conditions; profit of action.

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Publicado
01-01-2006
Como Citar
PEREIRA, G.; ANDRADE, M. Lucro de ação: um exame das condições de possibilidade do magistério oficial. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 215, 1 jan. 2006.
Seção
Estudos