A formação humana no horizonte da integralidade
Resumen
Apresenta o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século 20, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Palavras-chave: prática educativa; subjetividade; formação integral; educação democrática; pedagogia humanista. Abstract This article shows the subject, the methodology and the outcomes of a research recently concluded. The subject of this research was the whole process of education of the person. Although the several teaching theoretical models of the XX century support the whole education, the methodological structure of this education is hard, in the theory and in practice. Is this hardness inherent to the educational practice? Is there need that the practice emphasizes one dimension in the child's education? This is the main subject of this research that was developed with the concepts of the humanist pedagogy, specially the thought of Rousseau, Dewey and Rogers. Keywords: educational practice; subjectivity; whole education; democratic education; humanist pedagogy.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2006
Cómo citar
MOGILKA, M. A formação humana no horizonte da integralidade. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 215, 1 ene. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.