Evolução das matrículas na etapa elementar de escolarização no Brasil de 1932 a 2003
Resumo
O artigo analisa a evolução das matrículas na etapa obrigatória de escolarização, de 1932 a 2003, por dependência administrativa, constatando a magnitude recente do processo de municipalização. Elaboramos uma série histórica das matrículas utilizando os Anuários Estatísticos do Brasil (AEBs) e dados de outras agências que os antecederam, como a Diretoria-Geral de Estatística e o Instituto Nacional de Estatística. Essas informações foram disponibilizadas numa publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), intitulada “Estatísticas do Século XX” . As conclusões indicam a associação do recente processo de municipalização do ensino com a configuração que a federação brasileira assumiu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-06-2010
Como Citar
ARAUJO, G. Evolução das matrículas na etapa elementar de escolarização no Brasil de 1932 a 2003. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.