Evolução das matrículas na etapa elementar de escolarização no Brasil de 1932 a 2003
Resumen
O artigo analisa a evolução das matrículas na etapa obrigatória de escolarização, de 1932 a 2003, por dependência administrativa, constatando a magnitude recente do processo de municipalização. Elaboramos uma série histórica das matrículas utilizando os Anuários Estatísticos do Brasil (AEBs) e dados de outras agências que os antecederam, como a Diretoria-Geral de Estatística e o Instituto Nacional de Estatística. Essas informações foram disponibilizadas numa publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), intitulada “Estatísticas do Século XX” . As conclusões indicam a associação do recente processo de municipalização do ensino com a configuração que a federação brasileira assumiu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
29-06-2010
Cómo citar
ARAUJO, G. Evolução das matrículas na etapa elementar de escolarização no Brasil de 1932 a 2003. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.