Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência

  • Rosimar Esquinsani Universidade de Passo Fundo

Resumo

O artigo original apresenta resultados de pesquisa qualitativa realizada em uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, objetivando acompanhar a implementação de escolas em tempo integral focando, dentre outros aspectos, a organização curricular para esta realidade. A pesquisa foi desenvolvida através da análise de conteúdo aplicada a fontes documentais e a revisão bibliográfica, dando conta de uma administração quadrienal (2005-2008). Durante a pesquisa constatou-se que, em relação ao tema currículo, emergem indefinições que vão desde o conceito de educação integral, até o elenco de conteúdos desenvolvidos. Como conclusão o texto aponta que a escola em tempo integral tem uma significação expressa, em larga medida, pelo currículo conduzido/organizado. Assim, definir questões mínimas para o currículo nas/para as escolas em tempo integral é importante tarefa política e pedagógica.

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Publicado
29-06-2010
Como Citar
ESQUINSANI, R. Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Seção
Estudos