Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência
Resumen
O artigo original apresenta resultados de pesquisa qualitativa realizada em uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, objetivando acompanhar a implementação de escolas em tempo integral focando, dentre outros aspectos, a organização curricular para esta realidade. A pesquisa foi desenvolvida através da análise de conteúdo aplicada a fontes documentais e a revisão bibliográfica, dando conta de uma administração quadrienal (2005-2008). Durante a pesquisa constatou-se que, em relação ao tema currículo, emergem indefinições que vão desde o conceito de educação integral, até o elenco de conteúdos desenvolvidos. Como conclusão o texto aponta que a escola em tempo integral tem uma significação expressa, em larga medida, pelo currículo conduzido/organizado. Assim, definir questões mínimas para o currículo nas/para as escolas em tempo integral é importante tarefa política e pedagógica.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
29-06-2010
Cómo citar
ESQUINSANI, R. Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.