Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
Resumo
Este trabalho relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo-USP. Toma como recurso de análise, a trajetória de implantação do referido Programa no interior de duas unidades dessa universidade, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como, por exemplo, o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente, no interior dos cursos de licenciatura e na própria Universidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-06-2010
Como Citar
PIPITONE, M. A.; ZUFFI, E.; PRESTES PADILHA RIVAS, N. Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.