Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo

  • Maria Angélica Pipitone USP - ESALQ
  • Edna Zuffi USP - ICMC
  • Noeli Prestes Padilha Rivas USP - FFCLRP

Resumo

Este trabalho relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo-USP. Toma como recurso de análise, a trajetória de implantação do referido Programa no interior de duas unidades dessa universidade, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como, por exemplo, o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente, no interior dos cursos de licenciatura e na própria Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
29-06-2010
Como Citar
PIPITONE, M. A.; ZUFFI, E.; PRESTES PADILHA RIVAS, N. Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Seção
Estudos