Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo
Abstract
Este trabalho relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo-USP. Toma como recurso de análise, a trajetória de implantação do referido Programa no interior de duas unidades dessa universidade, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como, por exemplo, o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente, no interior dos cursos de licenciatura e na própria Universidade.Downloads
Download data is not yet available.
Published
29-06-2010
How to Cite
PIPITONE, M. A.; ZUFFI, E.; PRESTES PADILHA RIVAS, N. Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 227, 29 Jun. 2010.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.